Publicado por Felipe de Jesus em Notícias

Projeto social chega com cursos gratuitos em Mário Campos/MG

img-0034-600x400-689-800x568.jpg
Arquivo: G.C


Na foto: Cássia Rodrigues, gestora do projeto e coordenadora do curso de informática - Divulgação Assessoria de Imprensa.

Aulas de informática, música, artesanato e esportes já estão sendo ofertadas no município Mario Campos/MG, desde o dia 6 de março, através do “Projeto Social Joias - Transformando Pelo Abraço e Promovendo a Vida”; mais informações pelo site: www.aartemc.com.br

[ Da redação ]

Se identificar com o problema do outro e, principalmente, se dispor a ajudar a solucionar a situação. Esse é um dos significados de ser solidário e de estar ao lado de quem precisa e nesse sentido, o “Projeto Social Joias - Transformando pelo Abraço e Promovendo a Vida”, através da Associação dos Artesãos de Mário Campos (AARTEMC) tem se tornado um apoio para os jovens e demais moradores de Mário Campos em Minas Gerais.

O projeto que deu início nas suas atividades gratuitas de informática, artesanato, esportes e música no dia 6 de março, foi criado pela união de amigos e profissionais de diversas áreas, como TI, Educação Física, Música, Assistência Social e outros, que tinham o sonho de fazer mais pelos moradores da cidade.

Em entrevista, Cássia Rodrigues, gestora do projeto e coordenadora do curso de informática, fala sobre o projeto que é realizado com recursos destinados pelo Comitê Gestor pago a título de indenização social pelo rompimento da Barragem em Brumadinho em 25/01/2019 e que chegou em boa hora para ajudar na valorização das pessoas e também o comércio local. Ela comenta que a população está abraçando o projeto, tanto que após as inscrições dos cursos, ainda tem uma fila de espera. Confiram a entrevista completa:

– Como surgiu a ideia de trazer o projeto para a cidade e de onde veio esse sonho de implementar essas atividades para os moradores? Já era um desejo antigo e o que faltava para acontecer?

A ideia do projeto já é antiga. A oportunidade veio quando um grupo de amigos soube da multa trabalhista que foi aplicada na Vale, em decorrência do rompimento da barragem Córrego do Feijão em Brumadinho. Essa multa é gerenciada pelo Comitê Gestor de Brumadinho e deve ser aplicada na forma de projetos para a região afetada. Reunimos ideias antigas e colocamos no papel.

– Quantas pessoas estiveram envolvidas para fazer esse projeto acontecer? Quem são essas pessoas e em quais áreas elas já atuavam?

Inicialmente eu, a Iágnes, Charles, César e Elizângela nos reunimos e começamos a pensar em como unir todas as áreas. Iágnes é artesã, tesoureira da AARTEMC e escreveu a pasta do Artesanato. Charles é Educador Físico e escreveu a pasta Esporte e Saúde. Eu sou Analista de Sistemas, especialista em Gestão de Projetos e Negócios Sociais, CEO da Múltipla Informática há 11 anos e escrevi a pasta de Tecnologia e todo o projeto. Elizângela é florista, decoradora e assumiu a Coordenação Geral do projeto indicada pela AARTEMC.

– Podemos dizer que o projeto é uma forma, também, de valorizar ainda mais os profissionais da cidade, sejam os educadores físicos, assistentes sociais, TI, músicos, artesãos e outros que já tinham um trabalho, mas precisavam de um apoio para ajudar mais pessoas? Existe a possibilidade do projeto ultrapassar o período de 1 ano e quatro meses?

A valorização das pessoas e do comércio local é sim uma forma que o projeto encontrou de apoiar os comerciantes e fortalecer o empreendedorismo. Inicialmente, o prazo já aprovado junto ao Comitê Gestor é de 1 ano e 4 meses. De acordo com o sucesso da execução, podemos sim pedir ampliação do projeto, não só do prazo, mas até mesmo para incluir novas modalidades. Por isso, já estamos fazendo levantamento de demanda.

– Como tem sido a receptividade dos moradores da cidade a respeito desse trabalho social? É uma maneira de incentivar as pessoas a se qualificarem, ainda mais, para novas oportunidades de emprego? Esse é o foco?

A ideia do projeto é abraçar a população. Mas, a população é quem tem nos abraçado e acolhido o projeto. Acabamos de fazer as inscrições e já temos listas de reserva. O foco do projeto é gerar oportunidades de emprego e qualificação para os jovens que estão iniciando e também para quem busca a reinserção no mercado de trabalho através das oficinas/cursos de artesanato, música e tecnologia. Já no Esporte e Saúde, o fortalecimento dos jovens, iniciativas para integrar crianças, jovens, adultos e idosos às práticas esportivas e de qualidade de saúde.


Posts relacionados

Notícias, por Felipe de Jesus

João Belleza grava seu primeiro DVD em BH

Revelação da MPB vai gravar 18 faixas, sendo 03 autoriais e 15 regravações

Notícias, por Felipe de Jesus

Vocalista da Legião Urbana faz tributo a David Bowie em BH nesta sexta

Cantora Miranda Kassin apresentará músicas da Amy Winehouse na mesma noite

Notícias, por Felipe de Jesus

Expo Barbacena reúne os maiores nomes da música brasileira

A 55ª edição será realizada no Parque de Exposições Senador Bias Fortes

Notícias, por Felipe de Jesus

Notícias, por Vinicius

85% das empresas do país adotaram o trabalho remoto na pandemia

Especialistas analisam que modelo gera menos custos às empresas, mas ainda necessita de tempo para consolidação entre a própria chefia

Notícias, por Redação

Amazon divulga elenco da série O Senhor dos Anéis

A Amazon Prime confirmou o elenco principal de sua série de TV de O Senhor dos Anéis

Deixe seu Comentário:

=