Publicado por Almir em Curiosidades

O mistério em torno do Gloria Colita

veleiro-954-800x568.jpg
Óleo sobre tela - Erwin Carl Wilhelm Günter (Hamburg, 1864 - Düsseldorf, 1927)

 

Filho de um construtor naval, com mais de dois metros de altura, muito habilidoso e excepcional construtor de barcos, o capitão Reg Mitchell já havia construído e operado vários barcos comerciais em sua região.

Mitchell morava e trabalhava em uma pequena ilha do arquipélago caribenho de Granadinas chamada Bequia, uma das quatro principais ilhas de construção de barcos nas Pequenas Antilhas.

Assim como os demais construtores navais de Bequia, Mitchell era muito respeitado e seus barcos eram requisitados em todo o Caribe.

Mitchell trabalhou tranquilamente durante toda a década de 1930 nos barcos de seus clientes quando protagonizou a história de um dos mistérios mais incríveis dos anais marítimos do Caribe Oriental. Em 1939 Mitchell começou a trabalhar naquele que seria seu último projeto, a construção do veleiro Gloria Colite.

Com seus três mastros e 175 toneladas, o Gloria Colite foi o maior veleiro de madeira já construído no Caribe. Ele começou a funcionar ainda em 1939 em uma viagem para a então Guiana Britânica, ou "Bee Gee" como era conhecida popularmente. O objetivo da primeira viagem foi levar um carregamento de arroz para ser vendido em Cuba.

Chegando em Cuba, Mitchell e sua tripulação venderam o arroz e pegaram um carregamento de açúcar que deveria ser levado para Mobile, Alabama, nos EUA. No Alabama eles venderam o açúcar e pegaram um novo carregamento, só que agora de madeira, e voltaram para Cuba.

Nessas idas e vindas, Reg Mitchell ficou com sua tripulação fazendo comércio pelos próximos dois anos.

Em maio de 1941 Mitchell estava de volta a Bee Gee para pegar mais um carregamento de arroz com destino a Cuba. Chegando em Cuba, descarregou o arroz e pegou também mais um carregamento de açúcar, só que agora o destino era a Venezuela.

Depois de chegar na Venezuela e vender o carregamento de açúcar, misteriosamente, e sem nenhum motivo aparente, Mitchell dispensou toda a sua tripulação, que falava inglês, e contratou uma nova tripulação, que falava espanhol.

Logo após a troca da tripulação, Mitchell partiu novamente para Mobile no Alabama para pegar e transportar mais um carregamento para Cuba, só que desta vez eles nunca chegariam ao destino. Depois que partiram de Mobile, nunca mais se teve notícias do veleiro Glória Colite e de seu capitão Reg Mitchell.

Algum tempo depois, um avião da Guarda Costeira dos Estados Unidos avistou o Glória Colite à deriva na Corrente do Golfo. Estava resolvido o mistério do desaparecimento! Será?

Ao chegar próximo ao veleiro, o piloto americano percebeu que não havia ninguém a bordo e que o barco estava totalmente abandonado, sem nenhum sinal de vida. Inicialmente suspeitaram que talvez o barco tivesse sido saqueado por piratas, já que naquele tempo era comum esse tipo de assalto, porém após investigações, constataram que nada havia sido roubado e que a carga estava intacta. Apenas a tripulação havia sumido sem deixar nenhuma pista do que pudesse ter acontecido a bordo.

Muitas histórias e teorias começaram a serem criadas sobre o que teria acontecido, porém nunca nada pôde ser esclarecido sobre o mistério do desaparecimento do capitão Mitchell e toda a tripulação do Glória Colite.

Algumas histórias contam que a tripulação espanhola se revoltou e matou Mitchell, mas além de não haver motivos para isso, também não havia sinais de brigas ou rebeliões no navio.

Outra história conta que a tripulação teria sido capturada por um submarino alemão durante a segunda guerra, porém é sabido que os submarinos alemães abatiam as embarcações que cruzavam seus caminhos e no caso o Glória Colite foi encontrado intacto, sem nenhum dano.

Há também quem alimente as histórias misteriosas e sobrenaturais do triângulo das bermudas dizendo que toda a tripulação simplesmente sumiu após avistarem objetos estranhos voando por horas acima do barco.

Desde então o capitão Mitchell e seu veleiro viraram lenda na região, deixando muitas perguntas como, por que ele trocou toda a tripulação antes de fazer essa última viagem? Por que o barco foi abandonado? Se o motivo do desaparecimento da tripulação foi natural, por exemplo por uma tempestade, um ciclone ou um maremoto, por que apenas as pessoas sumiram e o barco não naufragou ou sofreu nenhum dano? Se foram atacados e capturados por piratas, por que nada foi roubado? Por que mais uma embarcação é protagonista de um caso misterioso na região do triângulo das bermudas?

Até hoje nunca mais apareceram vestígios da tripulação do Glória Colite e muito provavelmente nunca teremos respostas para essas perguntas.

Ai você deve estar pensando: "ok, foi apenas um acidente". Mas o barco não naufragou! Ou então pode pensar: "esses objetos misteriosos vistos no céu não existem" ou "é muita viagem pensar em algo sobrenatural". Porém há dezenas ou centenas de relatos sobre navios e aviões que misteriosamente desaparecem nessa região do triângulo das bermudas. Claro que muitos desses casos misteriosos são desvendados e os motivos pelos quais ocasionaram os acidentes são esclarecidos, mas vários outros incidentes são tão misteriosos que nenhuma explicação plausível pôde ser dada, como por exemplo o caso dos cinco aviões americanos que em 1945 desapareceram todos ao mesmo tempo enquanto faziam um treinamento militar e sobrevoavam o triângulo das bermudas. Até hoje não foram encontrados os destroços de nenhum dos aviões desaparecidos e não se tem ideia do que aconteceu.

Então será que é mesmo absurdo acreditar que algo sobrenatural acontece nesses casos do triângulo das bermudas ou será que são realmente acidentes? Não há como se ter certeza, porém é fato que em todo o mundo, o local que mais desaparecem aviões e embarcações é justamente no triângulo das bermudas! Sinistro!


Posts relacionados

Curiosidades, por Almir

O que é Interpol?

Os alvos da Interpol são o tráfico de drogas, a falsificação e o contrabando

Curiosidades, por Almir

Como funciona o detector de mentiras?

O detector de mentiras, ou polígrafo, é um mecanismo usado para auxiliar investigações criminais

Curiosidades, por Almir

Quem criou o código morse?

O código morse foi criado em 1835 pelo pintor Samuel Morse

Curiosidades, por Almir

Por que nós temos pesadelos?

Essa é uma questão que ainda faz a ciência perder o sono

Deixe seu Comentário:

=