Publicado por Redação em Notícias

Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) adotou novas regras para o cancelamento de contratos de planos de saúde por inadimplência, válidas desde domingo (1º). As mudanças afetam todos os contratos assinados a partir de dezembro. Os planos assinados até 30 de novembro de 2024 seguem regidos pelas normas antigas.

Nos contratos assinados a partir de dezembro, o cancelamento poderá ser feito após atraso de pelo menos duas mensalidades, seguidas ou não. Para contratos anteriores à nova regra, basta uma única fatura vencida há mais de 60 dias, consecutivos ou não, nos últimos 12 meses.

As mudanças, regulamentadas pela resolução normativa nº 593/2023, são aplicadas a diferentes tipos de beneficiário, incluindo usuários de planos individuais ou familiares, empresários individuais, servidores públicos, e ex-empregados que pagam diretamente à operadora ou administradora de benefícios.

O diretor-executivo da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde), Marcos Novaes, afirma que a norma é confusa e gera dúvidas até mesmo para as operadoras. "Uma mensalidade em atraso pode ser entendida como inadimplência e passível de notificação, mas a norma exige o atraso de duas mensalidades. Dessa forma, a inadimplência pode se perpetuar dentro da carteira, gerando prejuízos para todos os demais beneficiários do plano."

Quem tem convênio como empresário individual, segundo a ANS, deverá ser previamente notificado sobre o cancelamento, informando a data em que o atendimento será interrompido. Já em contratos coletivos de empresas ou por adesão (feitos por meio de sindicatos e associações), beneficiários que pagam diretamente à operadora, como ex-empregados e servidores públicos, terão regras específicas definidas no contrato.
 

Veja as regras de notificação de inadimplência


Beneficiários de contratos antigos (assinados até 30/11/2024) serão comunicados por:

  • Carta com aviso de recebimento (AR);
  • Pessoalmente, por um representante da operadora;
  • Por publicação em edital;
  • Por meios eletrônicos previamente definidos em norma de 2019.

Já para contratos novos (assinados a partir de 1º/12/2024), a notificação poderá ser feita por:

  • Email, com certificado digital ou confirmação de leitura;
  • Mensagem de texto (SMS ou WhatsApp), mediante resposta do beneficiário;
  • Ligação telefônica gravada, com validação de dados;
  • Carta com AR, ou entrega por representante da operadora, com comprovante de recebimento.


Segundo Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Habilitação de Produtos da ANS, as mudanças modernizam a regulação, ampliam a proteção ao consumidor e simplificam a comunicação entre operadoras e beneficiários.

A agência orienta que os beneficiários mantenham seus dados atualizados junto às operadoras para evitar falhas de notificação e reforça que o objetivo é permitir a regularização de dívidas antes do cancelamento do contrato.

O coordenador do programa de Saúde do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) Lucas Andrietta diz que as notificações por inadimplência são apenas parte de um problema maior: a má-comunicação entre operadoras e beneficiários.

"Qualquer avanço na regulamentação e fiscalização dessas práticas é bem-vindo, mas muitas pessoas enfrentam dificuldades com meios eletrônicos, como emails ou aplicativos. As operadoras devem esgotar todas as formas de contato antes de cancelar contratos de maneira prejudicial", diz.

Fonte: Folha


Posts relacionados

Notícias, por Felipe de Jesus

Trilho Elétrico recebe Cláudio Venturini no palco do Distrital neste sábado

O evento conta ainda com Djs de música brasileira

Notícias, por Felipe de Jesus

Trem Tan Tan celebra o Dia da Luta Antimanicomial com show em BH

O coletivo Trem Tan Tan prepara-se para seu primeiro show do ano

Notícias, por Felipe de Jesus

João Belleza grava seu primeiro DVD em BH

Revelação da MPB vai gravar 18 faixas, sendo 03 autoriais e 15 regravações

Notícias, por Felipe de Jesus

Vocalista da Legião Urbana faz tributo a David Bowie em BH nesta sexta

Cantora Miranda Kassin apresentará músicas da Amy Winehouse na mesma noite

Notícias, Música, por Felipe de Jesus

Projeto Social Joias forma 66 alunos na pasta de Música

Evento realizado no Centro Comunitário de Bom Jardim em Mário Campos-MG forma 66 alunos do projeto

Deixe seu Comentário:

=