Publicado por Redação em Notícias

Finlândia será o primeiro país a cancelar disciplinas escolares


O sistema de educação na Finlândia é considerado um dos melhores do mundo. Nos rankings de avaliação da educação, o país fica entre os dez com melhor desempenho. Porém, as autoridades locais não querem se conformar com o que já foi conquistado, e decidiram fazer uma verdadeira revolução no sistema escolar.

Serão canceladas todas as disciplinas escolares: física, matemática, literatura, história e geografia.

A justificativa, pelo menos, é interessante. A chefe do Departamento de Educação de Helsinque, Marjo Kyllonen, explica assim as mudanças: “Há escolas que ensinam pelo método antigo, o que funcionava no começo dos anos 1900. Porém, as necessidades agora são outras, e devemos criar algo que seja mais adequado ao século 21“.

Em vez de disciplinas separadas, os alunos irão estudar eventos e fenômenos em um formato multidisciplinar. Assim, por exemplo, a Segunda Guerra Mundial será estudada nas aulas de história, geografia e matemática. Já no curso ”Trabalho na cafeteria“, os alunos serão orientados quanto a conhecimentos complexos de inglês, economia e habilidades comunicativas.

Esse sistema será aplicado para os estudantes das séries mais avançadas, a partir dos 16 anos. De acordo com a ideia, o aluno precisará escolher que assunto ou área estudar, de acordo com suas noções do que será útil em sua vida. Desta forma, os adolescentes não precisarão estudar grades curriculares completas de física ou química, fazendo-se as eternas perguntas: “Para que estou estudando isso?” ou ”Para que preciso saber disso"?

O formato tradicional da relação entre aluno e professor também mudará. Os estudantes não precisarão ir à frente da sala e esperar impacientemente quando precisarem expor algo. No lugar disso, haverá trabalho em pequenas equipes e a explicação de problemas.

O sistema finlandês de educação estimula o trabalho em grupo, então as mudanças no trabalho afetarão também os professores. A reforma escolar irá exigir mais interação entre professores de disciplinas diferentes. Cerca de 70% de todos os professores de Helsinque já passaram por treinamento para atuar no novo modelo, e ganharão aumento de salário.

O sistema será totalmente renovado até 2020.

E você, o que acha desta ideia? Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.

Fonte: Incrivel club 


Posts relacionados

Notícias, por Felipe de Jesus

Vocalista da Legião Urbana faz tributo a David Bowie em BH nesta sexta

Cantora Miranda Kassin apresentará músicas da Amy Winehouse na mesma noite

Notícias, por Felipe de Jesus

Para todos: “Capela Nossa Senhora Aparecida” em Mário Campos-MG é ampliada e revitalizada

Capela foi o local de acolhimento das vítimas da tragédia do rompimento da barragem de Brumadinho

Notícias, por Felipe de Jesus

Notícias, por Felipe de Jesus

Formatura dos alunos da pasta de Tecnologia - Informática do Projeto Social Joias emociona pais

Formatura dos alunos foi realizada no Centro Comunitário de Bom Jardim em Mário Campos/MG

Notícias, por Redação

Google muda busca no celular para mostrar doenças relacionadas a sintomas pesquisados

Brasil é o 2º país a receber função, que conta com a curadoria do Hospital Albert Einstein

Deixe seu Comentário:

=