Publicado por Redação em Saúde
É melhor tirar um cochilo antes de uma prova do que se matar de estudar
(iStock | svetikd/Soneca antes da prova dá mais resultado do que revisar o conteúdo)
Estudo mostra que o descanso pode ser mais produtivo para quem está estudando em cima da hora
Como gastar aquela hora livre antes de uma prova importante? Segundo uma pesquisa realizada por cientistas daDuke-NUS Medical School em Cingapura, talvez seja melhor tirar uma boa soneca em vez de se matar de estudar.
O estudo foi apresentado no Encontro Anual da Sociedade de Neurociência, que ocorreu em San Diego, nos Estados Unidos. Os pesquisadores contaram que realizaram dois experimentos nos quais 72 voluntários tiveram que assistir palestras de uma hora e vinte minutos de duração sobre 12 tipos diferentes de formigas e caranguejos.
Depois de acompanhar as explicações, os voluntários tiveram uma hora livre, durante a qual poderiam cochilar, assistir a um filme ou estudar o assunto das palestras, para então resolver uma prova de 360 perguntas. O grupo que preferiu cochilar foi o que teve as notas mais altas em ambos os experimentos.
Os cientistas afirmam que vão analisar o assunto mais a fundo para entender melhor os resultados, mas o pesquisador James Cousins adiantou na apresentação: "Os resultados podem indicar que estudar em cima da hora pode ser uma boa a curto prazo, mas os benefícios podem não ser grande coisa a longo prazo".
Diversos estudos comprovam que uma boa noite de sono é uma excelente forma de memorizar novas informações. Isso acontece porque uma parte do cérebro chamada hipocampo "grava" essas novidades durante o sono. É bem possível que o cochilo, apesar de ter uma duração menor, tenha efeitos parecidos para quem está estudando.
Em entrevista à New Scientist, Cousins afirmou que a equipe vai se aprofundar no assunto, mas que já encoraja seus colegas a tirarem um cochilo no meio do expediente. "Não se estresse tentando memorizar várias informações. Tirar um cochilo pode te ajudar mais", aconselha.
Fonte: Revista Galileu