Publicado por Redação em Curiosidades
Como usar o futebol para ensinar matemática para crianças
Os nacionais jogadores da equipe da Roménia mostram as operações matemáticas durante uma sessão de treinamento.
Se a montanha não virá a Maomé, Maomé vai à montanha.
Este ditado foi seguido pelas autoridades romenas para tentar resolver o problema que eles estavam sofrendo nas escolas, tanto com o nível académico baixo quanto pelo elevado número de crianças que abandonam.
Eles tiveram uma ideia peculiar de mudar o quadro negro da sala de aula tradicional para o uniforme da equipa nacional de futebol.
Assim, aproveitando o alcance e influência do esporte mais popular do país, uma operação matemática foi colocada na parte de trás de cada jogador, a fim de familiarizar os fãs com símbolos básicos, tais como adição, subtração, multiplicação e divisão.
"Futebol e Matemática não são mutuamente exclusivos," disse Razvan Burleanu, presidente da Federação Romena de Futebol, um país que se classificou para o Campeonato Europeu que se realizará na França, entre os meses de junho e julho.
"Nós vemos o desporto e a educação não apenas como elementos complementares, mas fundamental na integração e melhorias na preparação das crianças".
18% da população escolar na Roménia não conclui os estudos, o que representa uma das piores taxas de toda a União Europeia.
"Queremos ter uma geração saudável e inteligente de estudantes", disse o líder.
"Através deste projeto, as crianças vão aprender as leis básicas do jogo e a oportunidade, pela primeira vez no nosso país, de descobrir a matemática de uma forma atraente"
Pelo menos o amistoso contra a Espanha no domingo, em Cluj não causou nenhum problema de matemática para terminar sem gols.
Fonte: BBC
Tags: futebol, matematica