Publicado por Almir em Curiosidades
Como surgiu o escotismo (escoteiros)?
O escotismo nasceu na guerra dos Boers (1899-1902), na África do Sul, quando o inglês e coronel do exército britânico na época, Robert S. S. Baden-Powell (1857-1902), ficou encarregado de defender a cidade de Mafeking durante sete meses.
Durante esse período, Baden-Powell ficou responsável por um pequeno grupo de jovens soldados e decidiu escrever um livro de instruções para guiar diversas ações de seus comandados.
Quando retornou à Inglaterra, Baden-Powell foi recebido como herói e ficou surpreso ao saber que o livro de instruções que havia escrito para seu pequeno exército estava sendo utilizado em inúmeras escolas, para orientar jovens que acampavam.
Então, ele resolveu aprimorar suas lições e escreveu um livro mais adaptado aos jovens estudantes, a partir de experiências que ele mesmo começou, acampando pela Inglaterra. Logo depois, suas ideias se popularizaram e foram sendo praticadas por cada vez mais adeptos, chamando a atenção do rei Jorge V que logo transferiu Baden-Powell para a reserva do exército a fim de organizar o Movimento Escoteiro.
Hoje em dia, o Escotismo é uma organização mundial, que tem como finalidade a formação física, moral, prática e cívica de milhões de jovens ao redor do mundo.
No Brasil, o escotismo foi iniciado em 1910, tendo aqui milhares de membros em atividade.
Tags: escotismo