Publicado por Redação em Notícias
Cantareira tem 44% a mais de chuva em janeiro e recupera índice de antes da crise .
Nível já chegou a metade da capacidade, mas ainda é menor que o de seis anos atrás.
Depois que a falta de chuva deixou a capital paulista quase sem água em 2014 e 2015, o sistema Cantareira teve neste mês de janeiro 44% a mais de chuva que a média em anos anteriores e recuperou os índices de abastecimento de antes da crise hídrica.
Reportagem do SPTV mostrou que, comparando todos os meses de 2014 e 2015, em nenhum entrou tanta água no sistema de abastecimento quando neste janeiro de 2017. Nos últimos três anos, isso só tinha ocorrido em janeiro de 2016, mas, naquela época, o nível do Cantareira estava tão baixo que a diferença não apareceu como agora.
No ano passado, quando choveu na represa, a terra estava extremamente ressecada e absorveu toda a água que podia. Com isso, o volume de água subiu pouco. Neste ano, a água na represa avançou 3 quilômetros pela terra e ganhou 10 metros de profundidade. Ao longo de todo o ano passado, entraram no Cantareira 62,63% a mais de água na comparação com 2015.
O sistema que, dois anos atrás, chegou ao histórico nível de - 23,4% e em 2016 estava com o volume útil de -16%, está agora com a metade da capacidade, mesmo nível de antes da crise da falta de água (52,4%). O valor, no entanto, ainda é menor que o de seis anos atrás (93,4%).
O aumento no nível de água da Cantareira traz esperança para quem vive do turismo na região. Em Joanópolis, uma pousada de 24 chalés tinha 35 funcionários antes da crise da falta de água. O lugar chegou a ficar com 5 funcionários no período da crise.
A situação já melhorou, mas o dono do estabelecimento ainda quer reabrir um dos restaurantes e reativar um barco. Tinha fim de semana que tinha dois chalés, três chalés, e a gente ficou aberto, a gente não fechou. A gente foi batalhando com os funcionários que ficaram, disse.
Fonte: G1.Globo
Tags: cantareira