Publicado por Almir em Curiosidades
Com a ajuda da inteligência artificial, mais de 300 geoglifos são descobertos em Nazca
Instituto Universitário Yamagata de Nasca
Uma equipe de pesquisadores descobriu 303 novos geoglifos no deserto peruano de Nazca, quase dobrando o total conhecido desses misteriosos desenhos de mais de 2.000 anos.
O uso da inteligência artificial na pesquisa permitiu mapear a distribuição dos geoglifos com mais rapidez e precisão.
Entre as figuras descobertas estão geoglifos em relevo que representam humanóides, cabeças decapitadas e animais domésticos, ao contrário dos geoglifos tradicionais criados com linhas de grande escala que geralmente representam animais selvagens.
Os cientistas explicaram que para descobrir estas 303 formações, foi analisada uma vasta quantidade de dados de imagens geoespaciais produzidas por aviões para identificar áreas prioritárias com prováveis geoglifos para estudos de campo.
A descoberta dos novos desenhos foi feita em apenas seis meses, enquanto as descobertas anteriores demoraram várias décadas.
A pesquisa foi publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
As famosas Linhas de Nazca, reconhecidas como Patrimônio Mundial pela UNESCO, têm formato de figuras geométricas e animais, que só podem ser apreciadas do céu.
Os primeiros geoglifos foram encontrados em 1927 nesta área misteriosa localizada a cerca de 400 quilômetros ao sul de Lima.
Os cientistas estimam que os habitantes da civilização Nazca ocuparam a área de 200 (AC) a 700 (AD).
As misteriosas Linhas de Nazca
Um dos maiores mistérios da humanidade, as Linhas de Nazca foram descobertas em 1927 em um deserto no centro-sul do Peru. Os geoglifos representam figuras humanas, animais, plantas e seres míticos. Algumas dessas linhas impressionam com até 65 quilômetros de extensão.
Localizadas em um dos desertos mais áridos do mundo, essas imensas linhas só podem ser identificadas sobrevoando a região, criando teorias como a que teriam sido criadas como sinalização para seres extraterrestres.
Devido ao seu imenso valor histórico, as Linhas de Nazca foram reconhecidas como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO em 1994. No entanto, até hoje, o fenômeno continua a ser um grande enigma a ser desvendado.
Embora ainda não tenham uma data exata, estima-se que as linhas tenham sido criadas entre 500 a.C. e 500 d.C. pela Cultura de Paracas, que habitou a região naquela época.
Apesar de não haver certezas, muitos estudiosos acreditam que essas grandes figuras na terra tinham um significado religioso para os habitantes de Nazca. Elas resultam em centenas de desenhos esculpidos no deserto, variando em detalhes e complexidade.
Atualmente, as Linhas de Nazca se tornaram uma atração turística muito popular, sendo um destino imperdível para quem visita a cidade desértica.